Fichamento Textos Rafael Cardoso
Industrialização e organização industrial, séculos 18 e 19 Revoluções Industriais e Industrialização
● O início da Industrialização se deu na Revolução Industrial, onde houve grande impacto não só nos meios de produção como e, toda a sociedade entre os séculos 18 e 19.
● Produção em massa sem necessidade de uma demanda pré estabelecida.
● Se deu na Inglaterra devido a uma ordem de fatores históricos, demográficos, sociais, tecnológicos, culturais e ideológicos. Havia mercado suficientemente grande para a cultura de consumo que estaria por vir.
● Compravase mão de obra e materia prima por baixo custo, possibilitando o acesso dos produtos a uma classe maior de consumidores.
● As pessoas tinham um certo acúmulo de riqueza, por isso os bens de consumo tornaramse cada vez mais sofisticados, eram artigos de luxo. Primódios da organização industrial
● Neste momento a fabricação dos produtos era de ordem estritamente privada, o que logo depois passa a mudar seu ambito em busca de uma nacionalismo no estado moderno.
● Surgimento da competição industrial entre as nações com o Sistema mercantilista. ● Iniciase os monopólios na fabricação de armas, como estratégia para a proteção do próprio estadonação.
● Os países europeus se concentram na fabricação dos bens de luxo, como louças, tecidos e móveis, a fim de dominar o mercado. Esses bens eram produzidos inicialmente somente para a realeza.
● A fábrica de Gobelins, contratou centenas de artesãos, para aumentar sua produção, contratando ainda Charles le Brun, que criava as formas e os projetos, que seriam produzidos pelos artesãos. Vemos aqui o começo de uma preocupação com a estética dos produtos, e a separação entre projeto e produção. ● Logo as manufaturas reais foram crescendo, ao ponto de se produzir para o mercado estrangeiro e atender não só o rei , mas tambem a corte.
● A Wedgwood, que fabricava louças de porcelana, tambem virou sua atenção para o design, visando o