Artes Visuais e M sica
A criança é uma construtora de cultural corporal e utiliza o movimento com seus gestos e expressões para esse processo. A música e artes visuais podem contribuir para essa construção.
Assim como na dança o tempo e o ritmo estão em outra expressão artística que é a música.
A palavra ritmo , deriva do termo grego Rytmus, que significa ou designa tudo o que flui e o que se move no universo. O ritmo é um fenômeno que pode ser conceituado por diversas possibilidades, pois é algo universal á qual tudo está submetido. Podemos pensar em ritmos de aprendizagem, ritmo de crescimento, de desenvolvimento, de movimentação. O ritmo é fenômeno orgânico, biológico que se vive com todos os sentidos. Para Monteiro e Artaxo (2000), o ritmo é a capacidade de reproduzir, mediante o movimento, um ritmo interno e externo do executante, as autoras ainda conceituam o ritmo como uma organização ou uma estruturação de fenômenos que se desenrolam no tempo. Neste sentido o ritmo pode estar associado ao movimento, com suas velocidades, tempos ou a música. Na música o ritmo é um padrão estabelecido pela duração das notas, e se refere ao número de tempos de cada compasso musical. Assim o ritmo é o elemento mais essencial da música, determina seu movimento e sua palpitação e representa, em última análise, o contraste entre o som e o silêncio. Nesta direção a música como uma possibilidade de trabalho expressivo para a cultura corporal, está vinculada ao movimento e ao ritmo de cada criança.
A música é algo que está sempre associada à cultura e às tradições de um povo e de sua época. A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos as primeiras músicas foram usadas em rituais, com o passar do tempo começou a ser utilizada em louvações.
Atualmente existem diversas definições para a música, porém de um modo geral ela é considerada ciência e arte. A música é composta