Contexto Históico movimento estudantil
790 palavras
4 páginas
Contexto Histórico movimento estudantilO primeiro registro do movimento estudantil brasileiro data de 1710, quando soldados franceses invadiram o território brasileiro, na época pertencente a Portugal. Os soldados do francês Jean-François Duclerc foram expulsos da cidade do Rio de Janeiro por milhares de estudantes de conventos e escolas religiosas da cidade, no entanto, o movimento só nasceu em 1901, com a fundação da Federação dos Estudantes Brasileiros, que teve pouco tempo de duração. Até 1910, o movimento estudantil brasileiro não teve nenhum papel significativo na sociedade brasileira.
Nesse ano, o I Congresso Nacional de Estudantes, em São Paulo, foi realizado, culminando com a deliberação para criação de uma União Nacional de Estudantes. Com o Golpe de 1930 no Brasil, os estudantes se organizaram em entidades como a Juventude Comunista, Juventude Integralista, Federação Vermelha dos Estudantes e a União Democrática Estudantil.
Essas organizações aceleraram e aumentaram o desejo pela criação de uma única entidade que representasse os estudantes e a luta por uma sociedade mais justa. Contudo, foi somente em 1937 que, no Rio de Janeiro, a representação máxima dos estudantes foi criada. O nome escolhido foi União Nacional dos Estudantes (UNE), sob a direção de Ana Amélia Queirós Carneiro de Mendonça. A UNE, então, começou a se organizar em congressos anuais, sempre buscando atuar junto à sociedade. Durante a II Guerra Mundial (1939-1945), os estudantes se organizaram e lutaram contra os países do Eixo e pressionou o então presidente brasileiro Getúlio Vargas a tomar uma posição firme durante a guerra. O Clube Germânia, principal reduto dos militantes nazifascistas na cidade do Rio de Janeiro, foi ocupado pelos estudantes em 1942, resultando na posterior concessão pelo governo brasileiro do prédio para que se tornasse a sede da UNE. No mesmo ano, a entidade foi reconhecida pelo decreto-lei 4 080 como entidade representativa dos universitários brasileiros.