Resenha 3 Estágio II
Trabalho entregue à Profª. Rosângela Salviano como requisito PARCIAL de avaliação (AV1).
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO E SUPERVISIONADO DE PORTUGUÊS II.
CURSO: Letras
UNESA – Campus João Uchôa
RJ / 2º SEM. 2013
I - Referência
CASEMIRO, Luciana. Desafio: educar para o consumo sustentável. O GLOBO.
Síntese
Governo Federal e entidades de defesa do consumidor apostam na conscientização dentro das salas de aula, com base em uma cartilha elaborada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Resumo do Artigo: Desafio: educar para o consumo sustentável
A reportagem do jornal “O Globo”, aborta a questão da educação para o consumo sustentável, ou seja, significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais, tanto positivas, quanto negativas.
Mudança de comportamento é algo que leva tempo e amadurecimento do ser humano, mas é acelerada quando toda a sociedade adota novos valores. O termo “sociedade de consumo” foi cunhado para denominar a sociedade global baseada no valor do “ter”. No entanto, o que observamos agora são os valores de sustentabilidade e justiça social fazendo parte da consciência coletiva, no mundo e também no Brasil. Este novo olhar sobre o que deve ser buscado por cada um promove a mudança de comportamento, o abandono de práticas nocivas de alto consumo e desperdício e adoção de práticas conscientes de consumo.
O debate sobre a sustentabilidade de nossas atividades no planeta não pode mais excluir as questões relativas à Educação, pois o fato inegável é que chegamos a esta situação de alarme ambiental e social justamente pelo fato de que as metodologias de ensino utilizadas pela humanidade nos últimos séculos, que evoluíram relativamente pouco em comparação com outras