Orienta Es Pr Ticas 1
a
Orientações práticas
PA R T E
Estágio Supervisionado IV para Licenciaturas | Orientações práticas
Com a finalidade de tornar seu período de formação o mais rico e variado possível, é importante que você faça o Estágio IV em uma turmabase diferente daquelas em que fez os Estágios II e III. O ideal é variar também o regente-tutor, a série, o grau de ensino – dentro do possível.
O Estágio IV tem o total de 150 horas, distribuídas conforme você pode ver no plano de atividades, a seguir. O Quadro I do plano correponde às atividades de observação e co-participação, incluindo as reuniões com o regente-tutor. De modo geral, você já sabe como proceder no desenvolvimento e registro dessas atividades, pois as vem realizando desde o Estágio II. Observe que, sempre procurando tornar seu estágio mais ativo, a carga de observação de aulas está menor. Em compensação da carga horária que foi reduzida nesse item, você realizará uma nova atividade: a preparação e aplicação de processo de avaliação para Conselho de Classe, exposta adiante em detalhes.
O Quadro II reúne as atividades a serem feitas fora da escola.
Certamente, você não desconhece que, na atuação profissional de qualquer professor, há uma grande quantidade de trabalho feito fora da sala de aula, incluindo a preparação de atividades e materiais, a avaliação da produção dos alunos e o próprio estudo pessoal. No Estágio IV, assim como nos anteriores, procuramos representar, da melhor forma possível, o trabalho real de um professor. Por isso, a atividade de correção de trabalhos de alunos será realizada novamente, já que ela sempre é parte da rotina docente normal.
A Atividade 5 – leitura do material didático da disciplina e pesquisa bibliográfica – você já sabe como realizar. Lembramos que ela não é passível de anotação na agenda. Também a Atividade 9, elaboração de relatório final, já lhe é familiar. Sugerimos que você volte a empregar o roteiro apresentado no livro do Estágio I. Dessa vez, porém, acrescente
a