Trabalho De Artigo
DANIEL OLIVEIRA VASCONCELOS
ELESSANDRO LIMA DE FRANÇA
LUIZ FERNANDO PEREIRA DOS SANTOS
LINDOLFO DA SILVA ALBUQUERQUE
MESSIAS TAVARES PREDOSA
THIERRYS AUGUSTO PEREIRA SENA
RESUMO
Segundo a Agência Nacional de Águas (Ana), no Amazonas apenas 12 municípios e nenhuma comunidade são atendidos pela Companhia Saneamento do Amazonas (Cosama). O abastecimento de 44 cidades é feito exclusivamente por águas subterrâneas através de poços artesianos, 10 cidades são atendidas por mananciais superficiais e outras oito, incluindo a capital amazonense, tem sistema misto – abastecimento por poços artesianos e rede regular de distribuição de água.
Segundo o presidente do Águas do Amazonas (AAM), Jair Souto, a distribuição da água à população do interior amazonense está fora dos padrões de saúde recomendados. A qualidade é exigida pela Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011, do MS, que através de procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água, atesta o padrão de potabilidade da água.
PALAVRAS CHAVES:
Água, abastecimento e qualidade.
INTRODUÇÃO
O Trabalho de pesquisa foi realizado na comunidade Nossa senhora de aparecida com intuito de conhecer quais eram as formas de abastecimento de água usado pela a comunidade.
Na qual foi entrevistado a presidenta da comunidade, com base nas informações da mesma podemos obteve varias informações. Os principais assuntos abordados foram qual a forma de abastecimento utilizado pela a comunidade, qual a forma de tratamento e qual a forma de armazenamento.
Todos esses assuntos foram trabalhados nesse trabalho de pesquisa, com base nessa pesquisa foi elaborado o nosso artigo cientifico. Desta forma constatamos a importância do abastecimento de água para o uso deste trabalho e qual qualidade da água na comunidade Nossa Senhora de Aparecida, situada as margens do rio negro, pois através desta pesquisa foram aborda as necessidades e as condições de vida da população em relação ao consumo de água.