Seguran A Da Informa O
Nome: Edivaldo Caetano de Oliveira Junior
Índice
Introdução...............3
Segurança da Informação..........4
Ontologia....................5
Desenvolvimento.........6
Conclusão.............6
Introdução
O termo segurança se refere à proteção de um bem contra riscos e perdas, e nos dias atuais, a informação é o tesouro mais precioso para uma empresa. Garantir que pessoas erradas não ponham a mão nessas informações se torna cada dia mais crucial, já que os dados são recursos estratégicos para muitas empresas. Em função disso a segurança da informação vem sendo cada vez mais difundida. Segurança da Informação está relacionada ao fato de proteger um conjunto de informações de uma pessoa ou empresa independente do seu valor, por exemplo, tal informação pode valer milhões de dólares ou apenas um grande valor sentimental.
E para garantir esses cinco atributos existem dois meios: meio físico (através de fechadura, portas, muros, etc.) e o meio lógico (criptografia, certificado digital, etc.). Nesse post apenas será focado o meio lógico, assim, serão descritas apenas essas estratégias. Uma coisa que deve ser citada é que a segurança é, em alguns casos, inimiga da performance. Em outras palavras, o processo de usar criptografia, assinatura digital, dentre outros recursos de segurança deixará a aplicação mais lenta, assim é interessante proteger informações que realmente precisam ser protegidas, do contrário, sua aplicação perderá desempenho sem necessidade.
Abordada a teoria, o próximo passo será realizar todos esses testes na prática, para isso será criado um pequeno projeto que visa mostrar os recursos de segurança que podem ser utilizados no Java.
Segurança da Informação
A Segurança da Informação se refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplica-se tanto as informações corporativas quanto às pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo