Seguran A Da Informa O
A segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados. O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si.
Atualmente o conceito de Segurança da Informação está padronizado pela norma ISO/IEC 17799:2005, influenciada pelo padrão inglês (British Standard) BS 7799. A série de normas ISO/IEC 27000 foram reservadas para tratar de padrões de Segurança da Informação, incluindo a complementação ao trabalho original do padrão inglês. A ISO/IEC 27002:2005 continua sendo considerada formalmente como 17799:2005 para fins históricos.
Principios da informação:
Os princípios da segurança da informação abrangem, basicamente, os seguintes aspectos:
a)Integridade: somente alterações, supressões e adições autorizadas pela empresa devem ser realizadas nas informações;
b)Confidencialidade: somente pessoas devidamente autorizadas pela empresa devem ter acesso à informação;
c)Disponibilidade: a informação deve estar disponível para as pessoas autorizadas sempre que necessário ou demandado.
Mecanismos de segurança:
O suporte para as recomendações de segurança pode ser encontrado em:
Controles físicos: são barreiras que limitam o contato ou acesso direto a informação ou a infraestrutura (que garante a existência da informação) que a suporta.
Existem mecanismos de segurança que apóiam os controles físicos:
Portas / trancas / paredes / blindagem / guardas /