Didatica
MARIANA DE SOUSA SANTOS
DIDÁTICA
IRAJUBA-BA
2015
MARIANA DE SOUSA SANTOS
DIDÁTICA
Trabalho apresentado para fins Avaliativos à disciplina: Didática da Faculdade Integrada do Brasil sobre a orientação e Supervisão da Professora: Eliana Aparecida da Cruz Novais.
IRAJUBA-BA
2015
1. Conceituando a Didática
No sentido amplo, a Didática é compreendida como a técnica de ensinar, a maneira de preparar professores para estarem aptos a desenvolver as suas aulas.
Ora, se a Didática relaciona-se ao como ensinar ela também esta ligada a outras ciências além da pedagogia. Isso porque ensinar aplica em aprender e ambos são processos de certa forma complexos. Assim, a didática relaciona-se em parte com a Psicologia, com a Filosofia, a Sociologia e a própria Antropologia. No entanto nem sempre a Didática foi compreendida dessa maneira. e, acreditamos que para melhor compreendê-la seja imprescindível conhecer a Didática por meio de sua perspectiva histórica, como ela surgiu e suas transformações, ao longo da história.
1.1 As Origens da Didática
Para que se possa construir um significativo aprendizado sobre algo, é importante conhece-lo bem. Diante disso faremos agora uma viagem ao passado com o objetivo de compreender melhor a Didática. A didática em si, como “ensinar intencional” remonta o século XVII, embora na Antiguidade mais especificamente na Grécia Antiga, o termo Didática já era conhecido e relacionado a Educação, referindo-se aos procedimentos relacionados ao ensino e aprendizagem do aluno.
A didática como um campo de estudo e conhecimento passa a ser reconhecida somente no Século XVII. Como se pode imaginar, a didática nessa época, acabou servindo como elemento contribuinte a Reforma Protestante, que foi um movimento reformista cristão iniciado no inicio do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de Outubro de 1517 na Igreja do Castelo de