Trabalho
Palavras chave: Ponto de fusão, solubilidade, substâncias.
Introdução
Sejam em escolas, faculdades ou até mesmo nas indústrias, é comum encontrarmos substâncias sem seu devido rótulo. Para isso, é necessário realizar alguns métodos para a identificação das mesmas. Um deles é o teste de solubilidade com teste de classificação (grupos funcionais), que consiste em identificar as substâncias desconhecidas por meio do seu comportamento quanto à solubilidade em: água, solução de hidróxido de sódio 5%, solução de bicarbonato de sódio 5%, solução de ácido clorídrico 5% e ácido sulfúrico concentrado. Se a amostra desconhecida é solúvel em água, utiliza-se outro solvente, o éter, para identificar em qual classe de compostos orgânicos a substância pertencerá, como mostra o esquema abaixo.
As substâncias desconhecidas que são insolúveis em água, mas solúveis em solução de hidróxido de sódio 5%, devem ser testadas para solubilidade em solução de bicarbonato de sódio 5% para distinguir entre ácidos fracos e ácidos fortes. Já as substâncias desconhecidas que são insolúveis tanto em água como quanto em base diluída, devem ser testados para solubilidade em ácido clorídrico 5%.
Ao realizar o teste de solubilidade, será encontrada a qual classe pertence a amostra desconhecida. Porém, para saber exatamente de qual desses compostos a amostra desconhecida pertence, precisará também saber o ponto de ebulição ou de fusão da mesma. Ao total são divididas em onze classes, como