Paisagens Naturais
Nome: Guilherme Frota N-18
Professor: Glauper
Zona Temperada: Floresta Temperada é um bioma encontrado nas regiões entre os pólos e trópicos da Terra de clima temperado, especialmente no leste da América do Norte, Europa, leste da Ásia, sul da Austrália e Chile. Os índices pluviométricos são, em média, de 75 a 100 centímetros por ano e o solo das florestas temperadas são bastante ricos em nutrientes.
Nesse bioma, as quatro estações são bem definidas. Ao longo do ano, a temperatura média é amena, sendo que no verão o calor e a umidade se elevam bastante. No outono, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, formando um verdadeiro “tapete” de matéria orgânica. No inverno, o clima é muito frio e úmido, sempre resultando na formação de neve. A vegetação dessas florestas varia desde enormes árvores até pequenos arbustos: carvalhos, pinheiros, cedros, faias, sobreiros, sequóias, etc. A fauna também é variada, há muitos insetos, ursos, felinos, aves noturnas, esquilos, etc. Durante o inverno, alguns animais migram para regiões mais quentes e outros hibernam. Embora as florestas temperadas não tenham uma biodiversidade tão grande como as florestas tropicais, nelas são encontradas espécies únicas de plantas e animais.
Zona Tropical: As florestas tropicais são um mundo como nenhum outro; e sua importância para o ecossistema global e para a existência humana é primordial. Incomparável em termos de sua diversidade biológica, as florestas tropicais são uma reserva natural de diversidade genética que oferece uma rica fonte de plantas medicinais, alimentos de subisistência, e uma miríade de outros produtos florestais úteis Embora cubram menos de 2 por cento da superfície da Terra, estima-se que eles cobrem 50 por cento de toda a vida no planeta. O imenso número de criaturas que habitam as florestas húmidas tropicais são tão grandes-um número estimado 5-50 milhões de espécies-que são quase incompreensíveis. O clima