Resenha 1
Capitulo 1 – MOVIMENTO AMBIENTALISTA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - DS
Algumas concepções de natureza na cultura ocidental
Diversos autores tratam a questão do surgimento da natureza, mas com suas particularidades e ideias, o texto se baseia em um texto feito por Clarence J. Glacken (1990) e em Marcos L. Müller(1996). Onde ele cita que o primeiro conceito de natureza foi dado na cultura pelas culturas arcaicas tendo uma visão marxista.
Já para Glacken (1990) a natureza teria um propósito e o que ela seria inerente, sendo um abra divina onde ele ressalta o culto por ela em diversas religiões. Na visão teológica o homem está no lugar mais elevado da criação da natureza e ela existe pra suprir as necessidades do homem assim admitindo a ideia de progresso através das técnicas e invenções. Onde é reforçada pelas teorias de famosos filósofos gregos. A teologia natural prevaleceu na idade média sendo utilizada como prova da de Deus.
Smith e O’Keefe (1990) afirma que me Marx controi uma visão cientifica de natureza, onde a natureza separada da sociedade não faria nenhum sentido. Sendo que todas a sociedades dependem da natureza para existir. Sendo assim o homem deveria possuir um maior conhecimento da natureza, para poder desenvolver tecnologias mais eficientes. O homem modifica a paisagem natural da natureza através do desmatamento para produção de alimentos, para a criação de estradas e o desenvolvimento de cidades assim a concepção de natureza e sua o seu valor vai se reduzindo para o homem.
Movimento Ambientalista: Breve relato de sua emergência, evolução e significado
O inicio do movimento ambientalista surgiu em meados de 1960, quando começou a revolução ambiental norte-americana onde se crescia a preocupação com a degradação ambiental, nas décadas seguintes