Gest o de Estoques
INTRODUÇÃO
A Gestão de Estoques tem o objetivo de manter os recursos obtidos pelo inventário, em equilíbrio ao nível econômico dos investimentos.
O controle de estoques é a parte importante da logística, pois podem absorver 25% a 40% dos custos totais, representado pelo capital da empresa.
A administração de estoques é muito importante na maioria das empresas, tanto em função do próprio valor dos itens mantidos no estoque, associada com o ciclo operacional da empresa. Da mesma forma como as contas a receber, os níveis de estoques também dependem do nível de vendas, com uma diferença: enquanto os valores a receber surgem após a realização das vendas, os estoques precisam ser adquiridos antes das realizações das vendas. No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques significa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem causar perdas de economias e custos elevados, devido á falta de produtos
A gestão de estoques é o ato de gerar recursos de valor econômico e destinado ao suprimento das necessidades futuras de material.
Os investimentos não são dirigidos por uma organização direta que produzam lucros, como investimentos de máquinas e equipamentos ao aumento de produção. A gestão de estoques é um conceito que está presente em todo tipo de empresas. O estoque é um conjunto de bens armazenados. A manutenção do estoque, seja em pequenas ou grandes quantidades, é uma garantia para que sejam atingidas as metas e objetivos de qualquer organização. A importância dos estoques pode ser compreendida sob diversos ângulos: O atendimento da demanda prevista, permitir uma maior estabilidade na realização das operações, proporcionarem uma separação entre as operações no sistema de produção distribuição, desenvolver uma proteção física contra faltas e os aumentos de preços, obterem ganhos com descontos sobre a quantidade adquirida além de viabilizar as operações da