Gest O De Estoques
Resumo: A gestão de estoques nas empresas tem grande importância para um fluxo enxuto de materiais que busca garantir seu equilíbrio econômico, uma vez que os estoques permitem economias na produção, e consequentemente financeiras, pois constituem um investimento contado como parte do capital da empresa. Estoque em excesso diminui a probabilidade de falta de material, porém seu custo é alto. Em contrapartida, níveis abaixo do necessário podem acarretar custos difíceis de serem contabilizados em face de atrasos de entrega, replanejamento da produção e insatisfação do cliente. No presente trabalho serão abordadas as principais teorias pertinentes ao tema, buscando-se o entendimento do funcionamento desta atividade numa indústria de detergentes de pequeno porte no noroeste fluminense, originando, assim, um estudo de caso, cujos resultados deverão evidenciar a importância e a contribuição da previsão de demanda na gestão de seus estoques, mais especificamente em seu estoque de produto acabado da linha industrial.
Palavras-chave: Gestão de Estoques, Previsão de demanda, Produção.
1. Introdução
Frente ao atual cenário competitivo no qual as empresas estão inseridas, torna-se cada vez mais necessário que eficácia e eficiência caminhem juntas atingindo, assim, a maximização da utilização de equipamentos e instalações visando a obtenção de lucros expressivos e a própria sustentabilidade das organizações no mercado.
Decidir a respeito da quantidade a ser produzida é, de fato, um dos problemas crônicos que os gestores enfrentam ao longo do tempo uma vez que, produzir a mais gera custos desnecessários e produzir a menos, além de gerar os custos de não-atendimento, pode ocasionar o desgaste na imagem da empresa e a eventual perda de clientes. De acordo com
Martins & Laugeni (2005, p. 68), “alcançar o ponto de equilíbrio está intimamente relacionado com a estratégia global da empresa.”
Conforme