reprodução assistida
Desde o nascimento do primeiro bebe de proveta, em 1978, mais de 3 milhões de crianças nasceram com a ajuda da tecnologia reprodutiva. A maioria delas é saudável.
O que é Reprodução Assistida?
Técnicas desenvolvidas em laboratório capazes de substituir algumas funções do sistema genital não fértil. Uma das técnicas mais difundidas atualmente é a inseminação ‘’in vitro’’( expressão do latim que significa ‘em vidro’)
Principais motivos para a procura da reprodução assistida:
INFERTILIDADE
Ressalta-se que 10% dos casais não apresentam uma causa clara para explicar a infertilidade, mesmo após investigação completa (infertilidade sem causa aparente). Por outro lado, cerca de 20% dos casais apresentará problemas tanto na mulher como no homem, o que explica a importância de sempre investigar ambos. A seguir, iremos detalhar cada um destes fatores.
Fatores Masculinos:
Má formação dos testículos
Caxumba
Problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides.
Fatores Femininos:
Problemas na ovulação (fator ovulatório)
Alterações tubárias (fator tubário)
Alterações no útero (fator uterino)
Endometriose
Obstrução de trompas
Tumores ovários
Difusões de tireoide
Tipos:
Fertilização in vitro (FIV)
O embrião é formado em um laboratório e depois colocado no útero. Essa técnica é popularmente conhecida como geradora do ‘bebê de proveta’, pois a fecundação acontece no laboratório.
Inseminação Artificial:
Muitas pessoas confundem inseminação artificial com fertilização “in vitro”, mas qual a diferença entre elas?
Na fertilização “in vitro”, o óvulo feminino é fecundado por espermatozoides fora do corpo da mulher, sendo, depois de fecundado, implantado no seu útero. Já nainseminação artificial, os espermatozoides são introduzidos no interior do útero da fêmea, a fim de fecundarem o óvulo, não sendo necessária a retirada dos óvulos do