jacobinos
Quem era e como eram a influenciados partidos políticos na revolução.
Introdução:
A Revolução Francesa é um dos mais importantes acontecimentos da história do Ocidente. Não é à toa que o ano de 1789, data que marca o seu início, é também o começo da Idade Contemporânea
Partidos:
Girondinos: representavam os interesses da aristocracia, eram consideradom um partido de direita, pois sentavam ao lado dos Estados Gerais.
Cordelieis: não tinham representatividade definida, eram considerado um partido de centro.
Jacobinos: representavam os interesses da média e baixa burguesia, eram considerados partido de esquerda
Influencia dos partidos:
No início da Revolução Francesa haviam dois principais grupos políticos que passaram todos os anos da revolução se revezando no poder e, geralmente, em confronto um com os outros.
Os jacobinos Tinha esse nome derivado do seu local de encontro, o Convento de S.Jacques, em Paris. Com o tempo o clube dos jacobinos tornou-se uma poderosa facção revolucionária, compostas pelos democratas mais ardentes e pelos revolucionários mais radicais, que terminaram por formar dentro do eclético corpo do jacobinismo militante, outras tendências, como a dos Cordelliers e a dos Feuillants. Politicamente eles representavam a massa dos sans-culottes, os setores mais pobres da sociedade francesa, os trabalhadores jornaleiros e parte considerável da classe média dos jornalistas, dos advogados e pequenos profissionais que, com o rugir da revolta, assumiram as posições mais extremadas. Inicialmente os jacobinos aceitaram a monarquia constitucional, mas depois, especialmente depois da fuga do rei, foram os mais ardorosos defensores de uma república revolucionária. Os seus líderes mais representativos foram Maximilien Robespierre, um parlamentar vindo de Arras; Georges Danton, o maior tribuno da revolução depois de Mirabeau; Louis Saint-Just, um jovem orador que encarnou os extremismos dos jacobinos; e Georges Couthon.
Os girondinos
Eram