Reportagem - Oriente Médio
O Império Persa dominou grande parte do Oriente Médio no século VI a.C. Depois, a região foi conquistada pelos gregos e pelos romanos. Após a queda de Roma, no século V d.C, o Império Bizantino governou o oeste do Oriente Médio.
A partir do século VII, os muçulmanos da península Árabica conquistaram a maior parte do Oriente Médio. No século XIV, turcos convertidos a essa religião fundaram oImpério Otomano, o qual dominou áreas do Oriente Médio até o século XX.
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), países europeus passaram a controlar grande parte da área. A França dominou a Síria e o Líbano. A Grã-Bretanha dominou o Egito, o Sudão, a Palestina, a Jordânia, o Iraque e o sul do Iêmen. Só após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é que as potências europeias se retiraram do Oriente Médio.
Não havia acordo sobre quem deveria governar a área da Palestina, na qual viviam palestinos e judeus. Por isso, a Grã-Bretanha, antes de sair do território que ocupava desde 1916, ajudou a elaborar, na Organização das Nações Unidas, um acordo para dividir a região em dois estados, um para os palestinos e outro para os judeus. Em 1948 foi celebrada a fundação do Estado de Israel. A partir daí, Israel e seus vizinhos árabes têm passado grande parte do tempo em conflito.
O Oriente Médio também tem sido palco de outros inúmeros conflitos, como uma guerra civil no Líbano, uma guerra entre o Irã e o Iraque e a Guerra do Golfo (na região do golfo Pérsico). Em pleno século XXI, os conflitos continuam na Palestina, no Iraque e em outros pontos da região. Machismo
A reportagem