hidrólise salina
Hidrólise é o processo químico em que ocorre a quebra de uma molécula por água. Tal processo pode ser observado tanto em compostos orgânicos como em compostos inorgânicos. A hidrólise salina é a reação entre um sal e a água, podendo provocar alterações de pH na solução final. O cátion ou ânion, ou mesmo os dois, de um sal, dissociados na solução aquosa, reagem com a água dando origem a soluções ácidas, básicas ou neutras, dependendo da força do ácido e da base dos quais o sal envolvido é proveniente. Em termos gerais, podemos dizer que na hidrólise salina ocorre o inverso do processo da reação de neutralização.
A molécula de água é composta por um cátion H+ e um ânion OH-. Quando ocorre hidrólise de cátion, são produzidos íons H+ e quando há hidrólise de ânions, são liberados íons OH-.
Quando o ácido ou base são fortes, eles permanecem dissociados em íons.
Sais de ácidos fortes e bases fracas:
Somente o cátion do sal (proveniente de uma base) se hidroliza, ligando-se à hidroxila (OH-) liberada com a quebra da molécula de água. Dessa forma, o íon H+ ficará livre, dissociado, o que fará com que o pH da solução final fique ácido. O pH menor que 7.
Exemplo: NH4Br.
O equilíbrio que se forma na solução aquosa de brometo de amônio é:
NH4 + Br- + H+ + OH- ↔ NH4OH + H+ + Br-
Forma-se a base e há íons H+ livres na solução. A solução resultante é ácida. Repare que praticamente nada acontece com Br-. O que ocorreu foi a hidrólise do cátion:
NH4+ + H2O ↔ NH4OH + H+
A 25 °C, Kw = 10-14, portanto:Kh = 10-14/Kb
Sais de ácidos fracos e bases fortes:
Somente o ânion do sal (proveniente de um ácido) se hidroliza, liberando íons OH-, o que fará com que o pH da solução final fique básico.pH maior que 7.
Exemplo: NaCN.
O equilíbrio que se forma na solução aquosa de cianeto de sódio é:
Na+ + CN- + H+ + OH- ↔ Na+ + OH- + HCNForma-se o ácido e há íons OH- livres na solução. A solução