Remuneração
Segundo Chiavenato 2009, um dos aspectos mais importantes da filosofia da organização é o que se relaciona com a política de salários. O nível de salário é o elemento essencial tanto na posição competitiva da organização no mercado de trabalho como nas relações da organização com os seus próprios funcionários.
1.1- O caráter multivariado do salário
Compensação corresponde à recompensa que a pessoa recebe como retorno pela execução de tarefas organizacionais. E basicamente uma relação de intercambio entre as pessoas e a organização. Cada funcionário transaciona seu trabalho para obter recompensas financeiras e não financeiras. Chiavenato 2009 verifica ainda que a recompensa financeira pode ser: direta ou indireta.
1. Compensação financeira direta: consiste no pagamento que cada funcionário recebe na forma de salários, bônus e comissões. O salário representa o elemento mais importante. Salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente pago pelo empregador ao empregado em função do cargo que esse exerce e dos serviços que presta durante determinado período de tempo. O salário pode ser direto ou indireto. O salário é aquele percebido como contraprestação do serviço no cargo ocupado.
2. Compensação financeira indireta: é o salário indireto decorrente de clausulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecido pela organização. O salário indireto inclui: férias, gratificações, gorjetas, adicionais (de periculosidades, de insalubridades, adicional noturno, adicional de tempo de serviço etc.), participação nos resultados bem como o correspondente monetário dos serviços e benefícios sociais oferecidos pela organização. A soma do salário direto e indireto constitui a remuneração. Assim a remuneração abrange todas as parcelas do salário direto, como todas as decorrências do salário indireto.
1.2- Sistema de Remuneração Funcional Segundo Lacombe 2007, o sistema de remuneração funcional, também