Remuneração variavel
Pesquisa realizada sobre as formas de remuneração variável e estratégica, como elas são utilizadas e conceitos. Manter colaboradores não é uma tarefa fácil, e a remuneração vem para auxiliar e diminuir os riscos, além de ser um fator essencial para qualquer cargo exercido. Saber escolher o tipo de remuneração que trará resultados eficazes para organização é uma tarefa árdua, e a mesma irá variar muito segundo a cultura da organização. As empresas atuais buscam maior satisfação de seus colaboradores, utilizando recursos da remuneração variável, para receber em troca reconhecimento de seus funcionários e prestígio do mercado. Reunimos nesse Ecapro o maior número de informações possíveis para auxiliar no conhecimento de todos, esperamos que qualquer pessoa leiga possa se tornar um bom conhecedor do tema apresentado, podendo aplicar em sua vida profissional as técnicas de forma menos complexa.
Palavras chave: Remuneração variável, estratégica, conceito, benefícios.
1 CONCEITO DE REMUNERAÇÃO
As organizações de hoje estão interessadas em investir em seus colaboradores, em forma de recompensas desde que delas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos. Surge então o conceito de remuneração total. A remuneração total de um funcionário é formada por três componentes. Cada componente varia de uma organização para outra.
[pic]
1.1 Os Três Componentes da Remuneração Total
Na maioria das empresas o componente principal da remuneração total é a remuneração básica.
A remuneração básica é representada pelo salário, mensal ou horário. O salário é a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho. Em outros períodos da história, foi com o advento do capitalismo que o salário se tornou a forma dominante de pagamento da chamada mão-de-obra.
O incentivo salarial é o programa desenhado para compensar os funcionários com bom desempenho. Esses incentivos são concedidos de várias formas,