REMUNERAÇÃO VARIAVEL
Os programas de remuneração variável estão cada vez mais presentes em grandes e médias empresas , como forma de motivar aqueles funcionários e torna-los cada vez mais “donos de negócios”.
Apesar de o objetivo claro das empresas com estas politicas ser o de alcançar suas metas e não exatamente de pensar nos funcionários , a remuneração variável faz com que o empregado se sinta parte de um resultado da organização fazendo o seu papel , e a questão de as metas serem factíveis e pré fixadas estimula para melhor desempenho e maior motivação , de acordo com a teoria da Fixação de Objetivos.
Outra teoria que reforça a ideia dos programas de remuneração variável é a da Administração por Objetivos , que enfatiza a fixação de metas tangíveis , verificáveis e mensuráveis. Esta teoria discorre que os objetivos vem ao mesmo momento dos maiores administradores da organização até os operários , e dos operários aos administradores , pois na maioria das vezes os administradores dos cargos de menor escalão são quem fixam seus objetivos e metas a serem alcançadas.
Muitas empresas adotam programas de remuneração variável como o salário do funcionário em cargos como vendedor , instalador , etc , isso significa que todo o salário é baseado em uma remuneração que varia de acordo com o desempenho do empregado.
Existem programas dos mais diferenciados , de remuneração por unidades produzidas , incentivos salariais , participação nos lucros e participação nos ganhos , além de muitos outros. Todos este tem o objetivo de engajar cada vez mais o funcionário para que sua produção seja sempre satisfatória e traga o resultado esperado para a empresa.
EXEMPLO: Um exemplo de Remuneração Variavel é a área comercial de diversos produtos do Banco Itaú , mais especificamente a área de consórcio. Os consultores comerciais do produto recebem uma pequena parte de sua remuneração como salário fixo , mas o que chama atenção no trabalho é a questão da remuneração variável