Remuneração variável
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD0051) – Prática do Módulo V
16/10/2012
RESUMO
Apresentarei através deste trabalho alguns pontos e conceitos sobre a remuneração variável, em que situações ela pode ser paga, como também será abordado algumas indicações para a sua implantação. Sempre levando em consideração a realidade de cada instituição. Também serão relatados os objetivos inerentes ao uso deste tipo de remuneração e que benefícios trazem tanto para as organizações quanto para os funcionários. Será abordada também as alternativas da remuneração variável classificada em dois grupos, curto prazo e longo prazo. Será explanado sobre a participação nos lucros e/ou resultados pagos pelas empresas e toda a sua legalidade perante a lei, bem como todas as obrigatoriedades e acordos a partir da opção de implantação deste tipo de remuneração variável.
Palavras-chave: Remuneração variável. Remuneração variável de curto prazo. Remuneração variável de longo prazo. Participação nos lucros.
1 INTRODUÇÃO
Quando se fala de empreendedorismo muitos acham que sabem o que é empreendedorismo, e se dizem empreendedores ou ter capacidade de empreender. Ou ainda mais, muitos têm o desejo de serem empreendedores. Com a privatização de muitas estatais e abertura de mercado interno para concorrência externa na década de 90, o Brasil teve um grande crescimento do Empreendedorismo. Diante destes fatos e o desenvolvimento, muitos brasileiros ousaram ser empreendedores. Mas o que realmente é empreendedorismo, e em que grau se encontra o empreendedorismo no Brasil? Qual é o perfil dos empreendedores? Tudo isto explanarei através deste trabalho, como também demonstrarei a atual situação do empreendedorismo no Brasil.
2 REMUNERAÇÃO VARIÁVEL
A remuneração variável nada mais é do que os benefícios pagos por uma empresa aos seus colaboradores. Também é conhecida pelo conjunto