Remuneração estratégica - pesquisa salarial
O presente trabalho tem por finalidade trazer os modelos de remuneração utilizados pelas organizações aqui pesquisadas fazendo as devidas considerações e sugestões de melhorias caso necessárias. |
* Introdução
Atualmente, com o avanço da globalização, as organizações têm que se adaptar às constantes mudanças que ocorrem nos setores da economia.
Partindo do princípio que A remuneração estratégica é uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento das empresas e das pessoas, Surge como um subsistema da gestão de RH, que deve contribuir não só para a administração dos níveis salariais a serem pagos aos colaboradores, mas que, também, deve fazer desta administração, um meio favorecedor do direcionamento e desenvolvimento das competências instaladas, do clima organizacional, da atração e retenção de talentos; e, finalmente, do alcance dos resultados esperados, através da concepção e utilização de instrumentos e políticas, que sinalizem e incentivem os colaboradores em busca daquilo que a empresa espera deles.
A medida que os indivíduos passam a ser remunerados de acordo com o conjunto de fatores que afeta sua contribuição para o sucesso do negócio, como as características pessoais, suas características do cargo e o vínculo com a organização. além das atividades e responsabilidades, o projeto de um sistema de remuneração estratégica também considera conhecimentos, habilidades, competências, desempenho e resultados.
Figura 1.
Analisando a figura 1 percebe-se que a remuneração basicamente pode ser dividida em remuneração fixa (da qual fazem parte os benefícios) e remuneração variável.
A remuneração fixa é o principal tipo de recompensa oferecido aos funcionários, isto ocorre pois é por meio da remuneração fixa que as pessoas conseguem enxergar sua posição relativa na empresa e no mercado de trabalho.
Deste modo,