Remuneração Acionária
1-Título:Remuneração Acionária
2-Introdução
O trabalho em questão aborda um dos Sistemas de Remuneração através de seu objetivo, definição, conceito e Política. É uma forma de remuneração praticada há muitos anos em países como Estados Unidos e Inglaterra. No Brasil só recentemente ganhou maior popularidade.
3-Definição
É um dos sistemas de remuneração mais complexo e sofisticado do conjunto de remuneração estratégica. Os empregados passam a sentir-se proprietários da empresa, passam a ter um senso de identidade, comprometimento e orientação podendo gerar a organização e funcionários, bons resultados a médio e longo prazo, quando bem projetada.
É um sistema que premia desempenho e resultados corporativos, e geralmente é aplicado nos níveis estratégicos da organização ou seja, diretores e gerentes. Muitas organizações, principalmente nos Estados Unidos, estendem a participação acionária para os funcionários de alta performance,em todos os níveis da empresa.
Contudo, é necessário um projeto muito bem elaborado para a implantação de um plano de participação acionária, já que a mesma pode apresentar desvantagens.
4-Conceito
Consiste em subsidiar ou em Distribuir ações aos funcionários como parte de sua remuneração. Objetivo é motivar o indivíduo e o grupo a buscarem a melhoria contínua e extrapolar seus níveis de desempenho.
5-Política
Distribuição de Ações
A empresa distribui uma parte percentual de suas ações aos funcionários executivos e de alta performance em função de seus desempenhos e dos resultados atingidos.
Ações Restritas – Concessão de ações aos funcionários com restrições no uso. Caso o profissional não atenda as restrições impostas, as ações podem ser confiscadas.
Ações Virtuais – Utilizado por empresas de capital fechado, ou seja sem ações na bolsa.
Venda de ações
Trata-se da disponibilidade, para funcionários, em condições especiais de