Participação acionaria
REFORÇANDO O COMPROMISSO ENTRE EMPRESA E FUNCIONÁRIO
A participação acionária é uma forma praticada há muitos anos em países como Estados unidos e Inglaterra. No Brasil, embora já venha sendo utilizado como parte da remuneração de executivos há algum tempo, só recentemente ganhou maior popularidade.
A participação acionária é um dos componentes mais complexos da remuneração estratégica. Muitos executivos, que recebem ações como parte de sua remuneração, preocupam-se mais com as flutuações de valor de suas ações, causadas pelo mercado financeiro, que em agregar valor à empresa, o que deveria ser seu principal papel.
A participação acionária é, portanto, uma forma complexa e sofisticada de remuneração, mas que, se bem projetada, pode gerar, para empresa e seus funcionários, grandes benefícios a médio e longo prazo.
OBJETIVOS DO PLANO DE PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA
Segundo o especialista americano Thomas B. Wilson, o objetivo essencial de um programa de participação acionária é criar entre os funcionários um senso de identidade, comprometimento e orientação para resultados. Uma de suas vantagens principais é não implicar desembolso de caixa para a empresa.
QUE ESPERAR DO PLANO DE PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA
Algumas expectativas e condicionantes desse tipo de plano são: * Maior alinhamento entre interesses do colaborador participante, dos acionistas majoritários e da organização. * Fortalecimento do senso de identidade dos colaboradores. Sendo proprietário de ações, o funcionário tende a ter mais interesse pelos resultados da empresa sua gestão e seu futuro. * Aumento do comprometimento do funcionário com os objetivos da empresa.
COMO ALINHAR O PLANO COM OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Vejam-se um a um esses objetivos, por meio de exemplos: * Se o objetivo do programa é aumentar o direcionamento e a convergência de esforços para atender a metas de crescimento, então uma ação aconselhável é dimensionar a remuneração