Recursos humanos
1.3.1.1 - Remuneração por Habilidades
Com base Wood Jr (1999) a Remuneração por habilidades costuma receber diferentes nomes nas empresas que a utilizam. Os mais comuns são remuneração por conhecimento, remuneração por habilidades certificadas ou, simplesmente, remuneração por habilidades. Um programa mais abrangente de construção de um sistema que envolva remuneração por habilidades costuma ser denominado de Sistema de Remuneração e Carreira por Habilidades (SRCH).
“A remuneração por habilidades é uma forma de remuneração que vem sendo amplamente difundida. No Brasil, sua popularidade vem aumentando desde meados da década de 90. Sua utilização parece acompanhar a modernização dos processos de gestão, em especial as implantações de programas de qualidade e as reestruturações focadas em equipes auto gerenciáveis“(WOOD JR, 2009, p. 69).
A Remuneração por Habilidades é um sistema de remuneração inovador, no qual implica em aproveitar ao máximo, as maiores habilidades dos funcionários, seja um dom natural da pessoa ou até mesmo de conhecimento adquiridos através de cursos, graduações ou até mesmo treinamentos específicos, oferecidos pela própria empresa, já visando remunerá-lo através da específica atividade que irá desenvolver.
Assim como toda medida que é tomada em uma empresa, a remuneração por habilidade exige investimentos para que tenha aumento de lucros no futuro. Isso porque para que o funcionário seja preparado para desenvolver uma atividade específica, a empresa investirá em treinamentos e consequentemente a folha de salarial deste funcionário vai aumentar, porém a produtividade aumentará , haverá aumento de ganhos com a eficiência, com a melhoria da qualidade de produtos e serviços desenvolvidos pelo funcionário qualificado e mais valorizado. A mesma apresenta grande transparência interna. Uma vez que o sistema esteja implantado, todos passarão a conhecer as regras e o processo de evolução salarial, gerando uma