Religião
PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas. In: SENA, Luiza (org.). Ensino Religioso e Formação Docente. São Paulo: Paulinas, 2006, p.21-45.
OS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO
Com base na visão histórica, podemos perceber a configuração de três modelos fundamentais do Ensino Religioso no Brasil: o catequético, o teológico e o das ciências da religião.
Nos diferentes períodos de nossa história encontramos a predominância de algum deles. Nos dias atuais, diante da complexidade do fenômeno religioso podemos afirmar que ainda os três modelos persistem na prática pedagógica dos professores do Ensino Religioso.
O Ensino Religioso assume feições diferenciadas de acordo com o ambiente escolar. Se a disciplina é oferecida em uma escola pública ela deve se orientar impreterivelmente pela legislação civil, no caso a lei 9.475 de 1997 (BRASIL, 1997). Já no caso das escolas confessionais encontramos outro direcionamento para a disciplina. Não que elas não estejam obrigadas a cumprir a lei, elas devem cumpri-la. No entanto, a confessionalidade da instituição permanece preservada de tal modo que o Ensino Religioso na escola confessional toca na fé religiosa professada pela escola. A legislação garante isso, nos diferentes estados do Brasil.
Como os PCN do Ensino Religioso compreendem a sistematização do fenômeno religioso a partir das raízes das Tradições Religiosas (orientais, ocidentais, africanas e indígenas), há necessidade de um profissional de educação sensível à pluralidade e consciente da complexidade sociocultural da questão religiosa.
Discute a problemática ainda presente no ER em relação à questão de ensino público e liberdade religiosa. Aponta que somente a demonstração do estudo da religião como uma área de conhecimento que goza de autonomia teórica e metodológica pode reverter esta questão. Mas até o