Relações snd
O texto “Modismos no Pensamento” relata acontecimentos de nossa história ligados a pensamentos que prevaleceram em períodos passados, aceitos sendo falsos, rejeitados sendo verdadeiros, obsessivos ao extremo e resultantes de tragédias. O autor ressalta a existência de paradigmas, suas possíveis quebras e que, para isso é necessário avaliar todos os lados das diferentes situações, alertando que é preciso ter cautela ao questionar tudo, para não se tornar alguém totalmente descrente.
No texto "Imposturas intelectuais", de Alan Sokal e Jean Bricmont, é apontado o quanto a existência e aceitação de idéias confusas e absurdas, comuns ao pós-modernismo, é prejudicial à busca pelo conhecimento, pela verdade, uma vez que retardaram e, se adotados, retardarão essa busca. Esse texto critica o pós-modernismo, deixando notável que, não é preciso fazer uso de termos científicos (estilo pós-modernista) para firmar teorias, pois com isso, é muito provável que o texto não tenha sentido algum, mesmo sendo aceito aos padrões científicos e acadêmicos. Logo, na visão dos autores é necessário quebrar esse paradigma, para que a vida intelectual possa avançar saudável, abolindo absurdos e confusões de seu percurso.
O resumo “Diversidade Biocultural: Conversas sobre Antropologia na Amazônia”, traz idéias a respeito da origem do homem, suas diferenças físicas atuais, as diversas culturas das sociedades, as teorias que envolvem essa questão muitas vezes totalmente divergentes. O texto antropológico explica como