RELAÇÕES PÚBLICAS NO GERENCIAMENTO DE CRISE
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA
Curso de Comunicação Social- Relações Públicas.
RELAÇÕES PÚBLICAS NO GERENCIAMENTO DE CRISE.
Maceió – AL
Novembro de 2014
Nenhuma empresa esta imune à crise. É dificilmente ela se repetem, fazendo de cada momento um caso um problema especifico em que são necessários procedimentos particulares. A atividade de Relações Públicas é de extrema importância para o enfretamento de crise, pois ela que deve assumir a responsabilidade pela coleta de informações e pela organização dos contatos com a imprensa e com os públicos de interesse. Diante disso, é importante que todas as empresas tenham planos básicos de ações para situações emergenciais.
Toda empresa é um organismo vivo um corpo composto por muitas partes, que vivi em um determinado ambiente o qual, ao longo do tempo acaba moldando a forma de vida da empresa, o que pode ser chamado de cultura. As transformações profundas ocorrem lentamente, mas são fundamentais. Toda empresa tem que se adaptar a cultura do local e de seu publico.
Toda empresa tem que ser verdadeira e transparente com o seu publico, principalmente em momentos de crise. Esse tipo de comportamento será muito valorizado e ajudará a empresa a superar a fase aguda do processo em referência. É importante destacar, que toda empresa deve fornecer simulações de todos os tipos de problemas que a empresa possa enfrentar, só assim cada profissional saberá lhe dá com cada problema.
Em uma crise, o profissional de Relações Públicas deve coordenar um grupo multidisciplinar durante o período de crise, o qual deve contar com total apoio da direção da empresa, buscando objetivos: Propor, planejar e coordenar, identificar risco, problemas que possa aparecer na empresa. Na crise, responder pelo gerenciamento é funcionar como a assessoria da alta gerencia na