relevando a importancia do consentimento esclarecido
O consentimento informado é uma exigência ética e legal na assistência médica. É um processo que pode ser expresso na forma escrita, que visa proteger interesses tanto de profissionais da saúde quanto de pacientes.
Com a Constituição Federal de 1988, muitos direitos e deveres surgem em beneficio da população. Na relação cirurgião-dentista/paciente o direito a informação se destaca.
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
III – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de qualidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;...
É possível notar que pacientes estão cada vez mais bem informados, tanto pela mídia quando por outros apoios, consequentemente tem aumentado o número de processos aos profissionais da área da saúde (dentre eles dentistas), quando estes julgam terem sido vítimas de má prática.
A falta de informação alegada por pacientes tem condenado cirurgiões-dentistas em processos de indenização. Não que o profissional não tenha informado sobre o procedimento, mas a falta de provas sobre devida informação acaba penalizando o dentista.
Art. 6º Constitui infração ética
II – deixar de esclarecer adequadamente os propósitos, riscos, custos e alternativas do tratamento;...
A “medicina defensiva” é uma pratica médica que prioriza condutas e estratégias diagnósticos terapêuticas que tem como objetivo evitar as demandas judiciais.
O cirurgião-dentista tem que fazer sua parte: criando e estimulando estratégias preventivas para evitar doenças bucais; realizando resolutiva e reabilitador diagnóstico de uma forma legal; favorecendo e promovendo uma comunicação respeitosa e permanente com os pacientes, seus familiares e representantes legais; integrando um tratamento que inclui médico completo história, bem como um consentimento esclarecido;
Para determinar um diagnóstico na hora certa, bem como