cozinha do norte
Bioma Amazônia
Abrangência: Acre, Amapá, Amazonas, Pará.
Roraima e parcialmente o Mato grosso.
Legado Indígena na cultura à mesa. Considerada
por muitos como a verdadeira típica brasileira.
Influencia: forte dos imigrantes portugueses, logo
no inicio da colonização. Depois, com o ciclo da borracha, traços de libaneses,japoneses,italianos e até nordestinos que migraram . Assim também como pelos mares e rios
A culinária é beneficiada pela riqueza de ingredientes
que o bioma amazônico oferece. Como habitantes milenares da região, os índios foram os primeiros a criar modos de cozinhar típicos. Mais de 35% dos cerca de 800 mil indígenas do país residem no Norte.
A influência dos costumes dessa população na culinária é facilmente notada, a começar pelos instrumentos. São pilões, potes feitos de barro, cascas de fruta, madeira ou cascos de animal, peneiras feitas de palha, entre outros utensílios típicos. Entre os ingredientes que povoam os pratos da região estão os peixes, raízes, sementes, folhas e frutos:
Principais ingredientes:
Mandioca, cupuaçu, açaí,
Pirarucu, Filhote, Urucum(açafrão brasileiro), Jambú, Guaraná,
Tucunaré, Castanha-do-Para,
Tucupi, Queijo do Marajó,
A mandioca,que esta entre os ingredientes mais pimentas; Farinhas e Feijões. importantes na historia da alimentação brasileira. Saiu da Amazônia e ganhou o continente se adaptando aos terrenos locais, recriando suas próprias texturas, sabores e aromas Pratos Típicos:
Pato no tucupi, tacaca (caldo quente servido
no tucupi,camarao seco, jambu e goma de tapioca), Maniçoba (feijoada paraense – folhas de mandiocas cozidas por sete dias e servida com carne suina), Pirarucu de casaca.
Fontes:
ARAÚJO, Alceu Maynard. Brasil folclore: histórias, costumes e lendas. São Paulo: Editora Três, 1982.
CALDEIRADA
de tucunaré. Disponível em: .
Acesso em: 13 jan.