Br foods
A fusão entre Sadia e Perdigão, trouxe á tona uma série de questões, especialmente em relação à preservação da concorrência nesse mercado e o significado estratégico par ao Brasil ao ter uma das maiores multinacionais de alimentos.
De outra perspectiva, a BRF significa que duas gigantes do setor se uniram para ter maior robustez frente à tentativas de compra por parte de empresas estrangeiras e no sentido de fortalecer a competitividade no mercado nacional e internacional. Assim, a BRF sintetiza a necessidade de criação de multinacionais brasileiras para elevar a integração e fortalecimento da economia do país frente à economia mundial.
Referencial Teórico
A BRF — Antiga Brasil Foods S.A. (BM&F Bovespa: BRFS3 / NYSE: BRFS) — é um conglomerado brasileiro do ramo alimentício, que surgiu através da fusão das ações da Sadia S.A. ao capital social da Perdigão S.A.. Há mais de 80 anos no mercado, desde a fundação da primeira fábrica na cidade de Videira (SC) em 1934, atua nos segmentos de carnes, alimentos processados, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados.
As duas maiores unidades industriais do grupo estão localizadas em Uberlândia, no estado de Minas Gerais e, em Rio Verde, no estado de Goiás. Em 2012 a BRF abateu cerca de 1.8 bilhão de aves e mais de 9.800 milhões de suínos e bovinos por ano.
A operação de fusão ocorreu por meio de troca de ações e foi aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no dia 13 de julho de 2011, com a imposição de restrições que reduziram a proporção do negócio realizado.
Em 2014, uma pesquisa realizada pela DINHEIRO/BrandAnalytics apontou as marcas Perdigão e Sadia entre as 50 mais valiosas do Brasil — ocupando o 11º e o 6º lugares, respectivamente.
1. História
As negociações para a compra da Sadia pela Perdigão tiveram início em 2008 com o então presidente José Antônio do Prado Fay. O sucesso da fusão, anunciado oficialmente