artigo
Variedade Linguística da Libras
Um país apresenta diversos traços de identificação é um deles é a sua língua.
A língua pode sofrer mudanças decorrentes ao alguns fatores, como o tempo, espaço, nivél cultural e a situação na qual a pessoa se manifesta verbalmente. Na libras é possível encontrar as variações regionais, sociais e as mudanças históricas. Apesar de ainda não haver estudos conclusivos sobre variações linguisticas na libras, podemos decorrer pelos aspectos mais relevantes e ampliarmos um pouco nossa visão.
Para a linguística não há variantes melhores ou piores em uma língua. Há variantes que são socialmente consideradas de prestígio, estigmatizadas ou neutras.
Variação Linguística
A linguística ao estudar o uso da língua, consta a existência de variação caraterizando pelo emprego de diferentes modos do uso da língua de sinais. Quando a língua de sinais é usada por surdos de varias regiões ela apresenta varias diferenças como os DIALETOS.
Os dialetos na língua de sinais pode ser visto como uma forma mutuamente compreensíveis dessa língua e com diferentes sistemáticas. As variações sistemáticas na língua de sinais pode se apresentar no vocabulário na forma como o surdo usa os sinais. Os sinais com o decorrer do tempo pode sofrer alterações decorrentes os costumes da geração que o utiliza.
A língua muda a parti de criações de novas palavras, assim como a tecnologia muda quando novas ideias surgem e a língua tem que acompanhas.
Iconicidade e Arbitrariedade
As línguas de Sinais usam-se um meio diferente da línguas orais, ela utiliza um e meio ou canal-espacial e não oral auditivo, articulam-se espacialmente e é percebida vizualmete pelo individuo, são usados mecanismos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos para introduzir significados no qual é percebido pelo individuo através das dimensões espaciais.