Relatório de rp
Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Campus IV - Litoral norte - Mamanguape
Departamento de Ciências Sociais
Secretariado Executivo Bilíngue
RELAÇÕES PÚBLICAS – Prof. Maria Luzitana
Paula Rejane Oliveira do Nascimento matrícula: 80723137
RELATÓRIO:
AS RELAÇÕES PÚBLICAS NO GERENCIAMENTO DE CRISE: ESTRATÉGIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
Mamanguape
2012
RESUMO
A comunicação é o meio mais eficaz para se evitar problemas que por ventura venham prejudicar a imagem de uma organização.
INTRODUÇÃO
Segundo Neves (200) a crise foi definida como uma situação que surge quando algo feito pela organização – ou deixado de fazer – ou ainda de sua responsabilidade afeta, afetou ou poderá afetar interesses de públicos relacionados à empresa e o acontecimento tem repercussão negativa junto à opinião pública.
As relações públicas atuam como planejadoras da ação que prevê a crise, e no próprio gerenciamento dela. Agir apenas e tão somente como executora de um plano pré-estabelecido diminui os benefícios que a profissão poderia trazer na solução da crise.
Estando a sociedade avida por informações e utilizando a tecnologia como fonte de informação, principalmente quando os acontecimentos envolvem grande comoção, faz com que as empresas busquem se precaver contra possíveis crises, pois não fazer uso dessa ferramenta poderá gerar altos custos para a organização.
PLANEJAMENTO PREVENTIVO DE CRISE E O PROCESSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Planejamento é a melhor opção para evitar problemas futuros, influenciando assim nas ações futuras. A solução ainda se dá na preparação de um bom plano de crise, para ser colocado em prática tão logo surja o problema.
Foi observado que um bom plano deve conter:
• Uma equipe de comunicação de crises,
• Um plano de comunicação interna,
• Uma estratégia de mídia,
• Uma lista de potenciais fraquezas e de planos para lidar com elas,
• Informações atualizadas sobre a empresa e seus