Relações dos alunos na EJA
Considerando esses aspectos, o pré congresso, buscou, em termos gerais, identificar e analisar a expectativa dos alunos da EJA com relação à educação oferecida nesta modalidade no que diz respeito à possível modificação social ou econômica em suas vidas. De modo específico, identificar os motivos que levam o aluno jovem e adulto a procurar a escola; listar e avaliar o valor atribuído à educação e à escola pelos alunos da EJA.
Durante as aulas, os professores discutiram temas geradores e a partir deles, os alunos registraram suas opiniões, críticas e sugestões do trabalho desenvolvido na unidade.
O aluno da EJA e suas dificuldades nas relações interpessoais
Os alunos citaram que a baixa auto estima pode interferir nas relações interpessoais, pois muito tem dificuldades em dialogar com os colegas, às vezes por medo da aproximação.
Também citaram o desconforto com as variações das idades, pois acreditam que adolescentes e jovens, não tem o amadurecimento necessário para estudar com pessoas de maior idade.
A baixa freqüência foi apontada como um dos motivos que dificultam as relações interpessoais na EJA, pois não permite que haja o entrosamento de todos durante a realização das atividades.
O aluno da EJA e suas dificuldades de acesso e permanência
Foi feito um levantamento dos problemas enfrentados pelos estudantes da EJA, que os fazem abandonar a escola: Trabalho; Família; Violência; Bullyng; Professor incompetente; Marido que não