TRABALHO DE PEDAGOGIA x
1 INTRODUÇÃO 3
2 A tecnologia como elemento presente na sociedade e no contesto escolar 4
3 Desafios que as tecnologias trazem à EJA no contexto atual 6
4 As caractertisticas dos aluno da EJA e as tecnologias 7
5 Como propiciar um ensino no EJA com uso das tecnologias a fim de atender aos interesses e as características do aluno 8
6 CONCLUSÃO 9
REFERENCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A cada dia são vencidas barreiras geográficas e criadas aproximações culturais, apesar das diferenças econômicas e dos obstáculos socioculturais que se interpõem para a produção dos desejos nos cidadãos. As distâncias e os espaços que os meios tendem a aproximar e a globalizar concorrem para que as necessidades se assemelhem, mesmo que, para muitos, a satisfação delas não se concretize.
Diversas são as ocorrências de experiências que configuram a Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre elas, desigualdade de oportunidades, negação do direito à educação-formação, jornadas duplas ou triplas de trabalho e luta pela afirmação do direito à construção de uma educação apropriada aos diferentes segmentos a quem a EJA destina-se.
É preciso conscientizar, valorizar e posicionar o professor como agente transformador da realidade na formação do cidadão frente a novas tecnologias e novas posturas educacionais para que se tenha uma aprendizagem significativa.
2 A TECNOLOGIA COMO ELEMENTO PRESENTE NA SOCIEDADE E NO CONTESTO ESCOLAR
No mundo atual nos damos a todo instante com novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se, que são introduzidas como hábitos comuns. É certo que nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. Essas tecnologias invadem os espaços de relações, mediatizando estas e criando ilusão de uma sociedade de iguais, segundo um realismo presente nos meios tecnológicos e de comunicação.
Segundo Sarlo (1998), as desigualdades são marcadas pela ilusão de um