Aeronaves
1. INTRODUÇÃO
Reações químicas podem ser definidas como o conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substancias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Uma importante parte da Química é destinada ao estudo de reações, mais precisamente ao estudo da velocidade das mesmas e é conhecida por Cinética Química. Esse ramo da Química é composto por estudos e análises que, além de serem muito importantes industrialmente, também estão relacionadas a atividades rotineiras.
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou com que os produtos são formados. A combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida. Dessa forma, as reações químicas ocorrem com diferentes velocidades, que estão sujeitas a alterações pelos seguintes fatores:
1. Pressão (gases)
O aumento da pressão causa uma diminuição do volume ocupado, aumentando o número de choques entre os reagentes, que aumenta sua velocidade.
2. Superfície de contato
O aumento da superfície de contato acarreta um maior número de choques entre os reagentes e, consequentemente, aumenta a velocidade da reação.
Ex: A limalha de ferro reage mais rapidamente que barras de ferro.
3. Temperatura
O aumento da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas, gerando mais colisões entre os reagentes, e consequentemente, um aumento na velocidade da reação.
4. Catalisador
É uma substância que aumenta a velocidade da reação diminuindo a energia de ativação da reação.
É importante lembrar que o catalisador apenas altera a velocidade da reação, não participando da mesma e não alterando a entalpia da reação.
2. OBJETIVOS
O experimento descrito neste relatório tem como objetivo empregar os conceitos previamente estudados de cinética química, para analisar a ordem de uma reação e determinar a porcentagem de O2 no ar atmosférico, colocando uma palha de aço no fundo de