psicologia
Pensando sobre a aplicabilidade da Gestalt na prática docente
Inspirando-se no recorte do artigo abaixo, responda: quais as possíveis aplicações da Psicologia da Gestalt à Educação Infantil?
“[...] quais as possíveis aplicações da Psicologia da Gestalt 'as situações de EJA? Abordamos algumas abaixo:
•Dar ao conhecimento e ou resgatar entre os professores de EJA, o conceito de percepção e de como ela pode ser diferente para cada aluno diante e dependente de fatores como experiência anterior, necessidades presentes, interesse pelos estímulos, motivação pessoal e da comunidade, estado emocional do momento, sensibilidade dos órgãos dos sentidos para estímulos particulares e a integração ou organização do que está ocorrendo.
•Observar junto com o alfabetizador qual o seu interesse por essas diferentes percepções e como as considera no contexto do desempenho do aluno.
•Dar ao conhecimento e ou resgatar entre os professores de EJA, o conceito de insight como instrumento de aprendizagem. Questionar entre a comunidade da escola, da educação de EJA, quantas vezes deixamos de oferecer aos alunos o direito de encontrar suas próprias respostas por serem mais velhos?
•Aprofundar em situações de formação de professores de EJA, as reflexões sobre diferentes estratégias de aulas com o favorecimento de insights que mais e melhor promovam a aprendizagem. Fazer o mesmo com relação aos insights de educadores nos momentos da prática em sala de aula.
•Dar ao conhecimento e ou resgatar entre os professores de EJA, o conceito de figura e fundo – como pode ser importante para os alunos mais velhos ter a sala de aula como uma experiência de vida, como figura gestáltica, ou seja, vivê-la como seu espaço de vida, de aprendizagem, de agrupamento social, de construção de possibilidades de caminhos novos e mais enriquecedores.
•Observar junto aos educadores a vivência interpessoal (incluindo-se alunos, alfabetizador e outras pessoas