Relatorio gestao
REFERÊNCIA
O caderno os alunos e as alunas da EJA é de autoria de Elisabete Costa, Sônia Carbonell Álvares e Vera Barreto.
O texto destina a educadores, trazendo informações que ajudam a conhecerem quem são seus alunos, abordando o porquê de procurarem os cursos, o que desejam e para que, o que sabem e o que não sabem.
VISÃO DE MUNDO DOS ALUNOS E ALUNAS DA EJA
Os alunos e alunas de EJA trazem consigo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivência social, familiar e profissional.
OS CONHECIMENTOS JÁ ADQUIRIDOS
A aprendizagem escolar, só se torna significativa para o(a) aluno(a) se fizer uso e valorizar seus conhecimentos anteriores, se produzir saberes novos, que façam sentido na vida fora da escola, se possibilitar a inserção do jovem e adulto no mundo letrado.
A PROCURA PELA ESCOLA
Grande parte dos alunos jovens e adultos, que buscam a escola, esperam dela um espaço que atenda às suas necessidades como pessoas e não apenas como alunos que ignoram o conhecimento escolar. Por outro lado, todos eles acreditam que a escola possa imprimir-lhes uma marca importante e por isso apostam nela.
VALE A PENA PENSAR...
Os jovens e adultos buscam na escola, sem dúvida, mais do que conteúdos prontos para serem reproduzidos. Como cidadãos e trabalhados que são, esses alunos querem se sentirem sujeitos ativos, participativos e crescer cultural, social e economicamente.
AS DIFERENTES RAÍZES CULTURAIS
Nos centros urbanos, um traço presente nas classes de educação de jovens e adultos é o da diversidade de origens. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.
AS MARCAS DA EXLUSÃO
Educar a favor dos pobres é educar para a transformação da sociedade geradora da pobreza.
A BAIXA AUTO-ESTIMA
O sucesso escolar produz auto-estima e um grande efeito de segurança no(a) aluno(a), enquanto o fracasso causa grandes estragos na relação consigo mesmo.