Relações de Consumo, os Direitos do Consumidor e as Responsabilidades do Fornecedor
Cibele Bomfieti Lima
Acadêmica do 1º ano de Direito
RESUMO
O objeto do presente trabalho é apresentar as relações de consumo e definir seus sujeitos - consumidor e fornecedor- segundo o Código de Defesa do Consumidor. Também apresenta os direitos básicos do consumidor, e em seguida as responsabilidades do fornecedor. O artigo está estruturado em três tópicos, a saber: As relações de consumo; Os direitos básicos do consumidor; A responsabilidade civil do fornecedor. Para tanto será utilizado o método lógico dedutivo e a pesquisa bibliográfica.
PALAVRAS-CHAVE:
direitos do consumidor; responsabilidade do fornecedor; prestador de serviços; relações consumeristas.
INTRODUÇÃO
O presente artigo traz uma breve demonstração acerca do tema dos direitos básicos do consumidor, e, as responsabilidades dos fornecedores nas relações de consumo, sob a luz do Código de Defesa do Consumidor. A pesquisa abordará sobre as obrigações correspondentes aos diferentes tipos de fornecedores e prestadores de serviço, os possíveis defeitos ou vícios que possa ter um produto, e também as circunstâncias nas quais o fornecedor ou prestador de serviço está isento de responsabilidade.
1. RELAÇÕES DE CONSUMO
[...] no código, as relações de consumo compreendem aquelas referenciadas a atividade de produção, transformação, montagem, criação, construção, importação, exportação, distribuição ou comercialização de bens e prestação de serviços, inclusive de natureza bancária, financeira, creditícia e securitária, excetuadas as de cunho trabalhista, e desenvolvidas por entidades privadas ou públicas (BITTAR, 2003:28)
1.1 SUJEITOS DA RELAÇÃO DE CONSUMO–CONSUMIDOR
[...] todo aquele que, para seu uso pessoal, de sua família, ou dos que se subordinam por vinculação doméstica ou protetiva a ele, adquire ou utiliza