Jardim Lola - São Gonçalo do Amarante / RN
O presente trabalho tem por objetivo conhecer a história do Bairro de Jardim Lola, localizado no município de São Gonçalo do Amarante / RN, abordará os seguintes temas: História; localização, Clima, Hidrografia, Vegetação, Religião, Cultura, Gastronomia, Educação, Saúde, Agências Bancárias e Investimento Industrial.
HISTÓRIA
O processo inicial de povoamento sucedeu quando os Portugueses começaram a desembarcar na Região do Rio Grande do Norte em 1597 onde já existia a Aldeia Velha ou aldeia de Camarão. No passado a sede da comunidade indígena dos índios potiguares, que tinha como cacique o guerreiro Felipe Camarão, mais conhecido como índio Poti se localizava nesta região. O nome Aldeia Velha permaneceu até o século XIX, e anos mais tarde passou a denominar-se Igapó. O nome Igapó segundo Câmara Cascudo (em tupi guarani, significa água que invade enchente, alagado).
O intercambio das cidades de natal com a população que habitava a margem esquerda do rio Potengi durante trezentos anos foi realizada de barco. Já no Governo de Alberto Maranhão em agosto de1912, iniciou-se a construção de uma ponte, inicialmente chamada Ponte de Ferro, e só no dia 20 de abril de 1916, no governo de Joaquim Ferreira Chaves, a ponto finalmente foi concluída, passando a chamar-se Ponte de Igapó. Esta ponte teve uma grande importância social, econômica, histórica e geográfica, pois era o único meio de ligação entre a capital (Natal), e os municípios do norte do estado. Naquele momento histórico era considerada a maior ponte do Nordeste brasileiro.
No governo de Monsenhor Walfredo Gurgel (1970) se deu a construção de uma nova ponte de concreto, recebendo a denominação de Ponte Presidente Costa e Silva. Tempos depois, passou a se chamar Ponte Professor Ulisses de Góis, mantendo este nome até hoje, mas, para o povo continua sendo, a ponte de Igapó. Sua duplicação se deu no governo de Geraldo Melo (1990), transformando-se em uma referência geográfica, no tocante as pessoas