relação professor aluno
Jucemara Gomes Ribeiro
Prof. Maria Auxiliadora
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0248) –Psicologia da Educação e Aprendizagem
29/06/2013
RESUMO
Na relação entre professores e alunos a afetividade é fundamental para que aprendizagem aconteça. Saber valorizar o conhecimento que o aluno traz para sala de aula, e ajudá-lo a desenvolver suas habilidades, é dever de todo bom professor. Quando o aluno é respeitado na sua individualidade, e nas suas limitações, o professor propícia um ambiente favorável ao processo de ensino aprendizagem. Dessa forma é estabelecida uma relação de respeito que estimulará o interesse do aluno sem pressioná-lo ou manipulá-lo.
Palavras-chave: Professor. Aluno. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Paulo Freire, há vários tipos de professores, mas nenhum deles passa pela vida dos alunos sem deixar marcas. O professor amoroso, consciente de seus deveres e comprometido com sua missão, ajuda seus alunos acreditarem em si mesmos. Prepara-os não só para uma formação acadêmica, mas para atuar como agentes transformadores, críticos e conscientes de seus direitos e deveres. São professores que conseguem enxergar o potencial de seus alunos, muito antes deles mesmos. São pessoas apaixonadas por pessoas, que desafiaram seus alunos a fazer e a querer mais. Portanto os professores têm um papel que vai muito além de simplesmente ensinar conteúdos. Eles são influenciadores e mentores inquestionáveis. Por isso a relação que se constrói entre alunos e professores em sala de aula são tão importantes, pois é através dessa relação que será construído uma educação transformadora.
2 INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Na relação entre professor e aluno é o professor que é responsável pelo início do processo que conduzirá o aluno em direção ao conhecimento. Nesse processo ele deve estar atento para reconhecer habilidades intelectuais escondidas, prontas