Relação entre significado e significante
O fundador da lingüística moderna chama-se
Ferdinand de Saussure. Saussure trouxe novos caminhos para a lingüística, graças ao seu estudo sobre a língua e a fala. Para Saussure a língua foi imposta ao indivíduo, enquanto a fala é um ato particular.No entanto pode se resumir que a soma língua + fala, resulta em linguagem.
Entendo também que o signo e nada mais que o resultado do significado com o significante.
O Significado
O significado é denominado “representação psíquica da coisa ou algo e “conceito” por F.Saussure, demarca a natureza psíquica do mesmo “o significado da palavra boi não é o animal boi, mas a sua imagem psíquica”. Outra opinião acerca deste assunto é levantada pelos estóicos, os quais fazem a distinção entre “representação psíquica e a coisa real” e a forma de . Estes afirmam que se trata do «dizível», visto não ser “nem ato de consciência, nem de realidade”. A única diferença que o opõe ao significante é que este é um mediador.
O Significante
É impossível separar a sua definição de significante da do significado;este trata de um «mediador material» do significado. A natureza dessa mediação baseia-se em: “a escolha de sons não nos é imposta pelo sentido em si, a relação arbitrária entre significado e significante de Saussure é igualmente contestada: considera-se que esta é aliás «necessária», visto a “associação do som e da representação é fruto da educação coletiva ninguém a pode modificar, logo não é arbitrária. Foi proposto denominar a significação (em linguística) como «imotivada», visto ser necessária, produto de uma educação coletiva.
Significação
Trata-se de um processo; neste está inserida a união entre significado e significante, da qual resulta o próprio signo. A significação não une dois elementos separados, visto estes relacionarem-se constantemente; o significado só pode ser a partir do significante e assim pode se obter o resultado.