divisão da semiótica
- Linguagem eficaz: ver relação entre sistemas de comunicação\ formas correspondentes\ Mundo – observar que para cada sistema de comunicação existem formas correspondentes e um mundo natural, artificial ou supranatural que está sendo comunicado.
- Ferdinand de Saussure – primeiro semiótico - os signos tem dois elementos na sua estrutura: o significante e o significado. o significante fazia parte da comunicação que leva a mensagem: palavra escrita ou falada, imagem de algo – significado – o que foi comuicado pela palavra escrita ou falada, ou imagem de algo. Exemplificar significantes iguais com significados diferentes, e significantes diferentes com significados iguais.
- Charles Sanders Pierce. 1. representante: um veículo de sinal (que é o meio de comunicação) – palavra carro (escrita, falada, desenhada, etc)
2. interpretante: um sentido ou significado: o significado de carro
3. objeto: uma referência: o carro propriamente dito
Citar também aqui exemplos de comunicação baseada em objetos, em imagens e em texto. - Signos Arbitrários – falar dos códigos de consenso cultural e portanto arbitrários dentro de uma sociedade e de como eles não são totalmente universais, tem que ser apreendidos pela convenção.
-Índice, Símbolo, ícone - índice – que indica algo que não está presente – também é arbitrário – relação causal entre significante e significado - símbolo – que simboliza culturalmente – relação cultural entre significante e significado - - ícone – que representa algo – relação de semelhança entre o significante e o significado
- Verdade ou Mentira – autor e persona (personagem interpretado pelo autor) – Realidade ou ficção: É sempre importante lembrar de onde uma mensagem vem (o propósito- destinatário), e de onde ela realmente está (o alcance, quem a constrói- remetente). O primeiro pode ser real ou imaginário, mas o segundo está na concretizado na realidade (mesmo que este também vacile entre realidade e ficção é