A semiótica dentro do processo de disclosure nas organizações.
Lindomar Duany Benigno
Acadêmico do 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Projeção[pic] ldbenigno06@gmail.com
RESUMO
A elaboração deste artigo, objetiva caracterizar a semiótica em relação aos aspectos de evidenciação contábil ou disclosure nas suas demonstrações. Por descrever e analisar fenômenos de sua constituição e linguagem própria, através de ferramentas lógicas e científicas, a contabilidade tem como auxilio a semiótica, para formular suas demonstrações, com isso se caracteriza o disclosure (evidenciação) das informações contábeis. Assim, utilizando de símbolos para um melhor entendimento dos usuários. Sendo o disclosure um importante elemento da governança corporativa. Pois, através destes signos/ significados, os profissionais contábeis irão gerar informações claras e precisas, buscando a otimização nas tomadas de decisões. Por meio de uma investigação bibliográfica esse estudo visa evidenciar que a contabilidade trabalha com informações através das demonstrações contábeis (signos próprios), trazendo aos seus usuários maior clareza. Desta forma os mesmos conseguirão uma compreensão maior em relação à empresa. E a partir deste entendimento, poderão tomar as melhores decisões possíveis.
Palavras-chave: semiótica, Contabilidade, Disclosure, evidenciação, governança corporativa, custos, demonstrativos contábeis, CPC.
1. INTRODUÇÃO
Desde o início a linguagem aproxima os povos, civilizações e sociedades. Devido a essa aproximação consegue – se trocar informações, conhecimentos e com isso auxiliar no processo de socialização. Essa linguagem pode ser expressa através de gestos, fala e escrita, vivenciada por uma semiótica (signos, significado) possibilitando uma maior compreensão e integração social. Segundo Santaella (2003) existe um condicionamento histórico que tem levado à impressão de que as únicas formas de conhecimento do mundo são aquelas