Stephanie Moya SEMI TICA
2612 palavras
11 páginas
Stephanie Moya- AM3RP – RM: 13100156Atividade Avaliativa de Semiótica
Prof.: Oscar
Questão 1-) Quais as principais características da semiótica Peirceana descritas no capítulo 1?
A obra de Pierce é muito extensa e complexa. Nas diversas áreas das ciências, buscava o conhecimento dos métodos e dos fundamentos lógicos subjacentes a eles. Aí está a chave de sua semiótica pensada como uma lógica em um sentido muito amplo.
A semiótica é uma das disciplinas que fazem parte da ampla arquitetura filosófica de Pierce. Essa arquitetura está alicerçada na fenomenologia, uma quase-ciência que investiga os modos como aprendemos qualquer coisa que aparece à nossa mente, qualquer coisa de qualquer tipo, tudo o que se apresenta à mente. Essa quase-ciê ncia fornece as fundações para três ciências normativas: estética, ética e lógica e, estas por sua vez, fornecem as fundações para a metafísica. Todas elas são disciplinas muito abstratas e gerias que não se confundem com ciências práticas. A estética, ética e lógica são chamadas normativas porque elas têm por função estudar ideais, valores e normas. A lógica, por fim, estuda os ideais e normas que conduzem o pensamento.
A estética está na base da ética, assim como a ética está na base da lógica. A estética visa determinar o que deve ser o ideal último, o bem supremo para o qual a nossa sensibilidade nos dirige. De acordo com Peirce, esse ideal é o admirável em si, aquilo que é pura e simplesmente admirável e, por isso mesmo, nos chama para si. Pierce concluiu que aquilo que atrai a sensibilidade humana, em qualquer tempo e espaço, é o crescimento da razoabilidade concreta, ou seja, o crescimento da razão criativa corporificada no mundo.
A lógica é a ciência das leis necessárias do pensamento e das condições para se atingir a verdade. Pierce deu-se conta de que não há pensamento que possa se desenvolver apenas através de símbolos. Por isso, a lógica, também chamada de semiótica, trata não apenas das leis do pensamento e das