Questões de economia
2. A industrialização não é somente um processo técnico. Significa, também, a inauguração de novas relações sociais de produção. Comente esta afirmativa, discorrendo sobre os papéis das revoluções industriais no Capitalismo. Palavras chave: Revolução Industrial, burguesia, proletariado, revoluções tecnológicas.
3. “A divisão do trabalho é o progresso técnico mais visível nas sociedades modernas”. Comente esta passagem da “A Riqueza das Nações” de ADAM SMITH. Palavras chave: divisão do trabalho, liberdade, progresso, riqueza.
4. Porque as teses de DAVID RICARDO defendem a liberdade de mercado? (Inclua na sua argumentação os pontos centrais das teorias da renda da terra; das vantagens comparativas do comércio internacional e da teoria quantitativa da moeda. Palavras chave: Renda diferencial e de monopólio, protecionismo, preços.
5. O Socialismo Real ou Marxista é dito científico por basear-se em um método de análise materialista, histórico e dialético. Comente esta afirmativa, diferenciando o Marxismo do Socialismo Utópico e resuma as teses de KARL MARX sobre a mais-valia e sobre a tendência da acumulação capitalista. Palavras chave: método, socialismo, mais-valia, acumulação.
6. A cultura do café revelou-se adequada para o Brasil, tendo sido, durante décadas, o carro-chefe da economia brasileira. Que mecanismos de defesa de Café foram utilizados durante a República Velha e quais suas consequências? Palavras chave: política cambial, preços, moeda.
7. Que fatores internos e externos estimularam o surgimento e o desenvolvimento da indústria brasileira? Palavras- chave: Bens de consumo, República Velha, Getúlio Vargas, Plano de Metas.