questões de economia
1- Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que as provocam.
R: - Inflação é definida com um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços. As fonte de inflação costumam diferir em função de condições de cada país.
- Inflação de demanda, se refere ao excesso de demanda agregada em relação a produção de bens e serviços. Aa probabilidade de ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo de pleno emprego de recursos. Assim aumentos de demanda agregada de bens e serviços, com a economia já em plena capacidade conduzem a elevação de preços.
- A inflação de custos é associada a uma inflação típica de oferta. Seu nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores aumentam. Com isso, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás , assim ocorrendo um aumento dos preços de mercado.
2- Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
R: a maior distorção provocada pela inflação esta relacionada, a redução da faixa salarial dos trabalhadores que possuem renda fixa. Que por sua vez dependem de reajustes anuais (dissidio) que mal acompanham a inflação. Ou seja a cada ano que se passa o salario se trona menor, não acompanhando o alto índice de juros e aumentos dos preços dos produtos e alimentos. Fazendo com que os gastos por mais considerados básicos, acabem consumindo todo salário do trabalhador.
3- Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com as seguintes correntes:
a) Neoliberal (monetarista)
- Entre 1964 a 1973 a política de combate caracterizou-se numa primeira fase (1964-1966) por um ‘’tratamento de choque’’ por meio de uma política rígida monetáris, fiscal e salarial.
b) Inercialista
- Essa corrente defendia a tese de que a inflação brasileira basicamente seria