Primeira atividade avaliativa discursiva G1 - 2014- 2
Em 2014, os professores de uma escola particular de ensino fundamental e médio de uma grande cidade do Brasil, preocupados com os casos de bulling entre os seus alunos realizaram uma proposta de ensino cujo foco central foi a diversidade cultural na sociedade contemporânea.
A escola situa-se em um bairro de classe média, mas recebe também alunos bolsistas de outras localidades do entorno da cidade.
O trabalho iniciou com uma mostra realizada pelos alunos sobre os aspectos culturais dos seus bairros de origem, mostrando todo o tipo de atividade cultural desenvolvida em cada localidade.
Os alunos se envolveram na organização de questionários para coletar dados acerca dos hábitos culturais de seus bairros, tabularam e quantificaram as respostas recebidas, realizaram entrevistas com moradores e presidentes de associações de moradores e de clubes locais, pesquisaram sobre hábitos de alimentação e saúde, bem como textos informativos acerca de promoção e lazer de sujeitos de diferentes faixas etárias. Após o processo de pesquisa, os alunos realizaram filmes mostrando suas comunidades e planejaram um ciclo de debates e oficinas sobre cultura, civilidade e inclusão social.
A partir desse relato, redija um texto de 12 a 15 linhas, mostrando, com exemplos extraídos do caso acima, a relação desta proposta de ensino com a interdisciplinaridade.
Para ser considerada completa, sua resposta deve conter:
a) três aspectos que definem a interdisciplinaridade;
b) comparações entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e propostas de ensino interdisciplinares;
c) a partir dos textos estudados nos 5 primeiros capítulos do livro-texto, indique as ideias de, pelo menos dois autores ou autoras, que embasem a proposta acima enquanto um projeto interdisciplinar.
OBS: Sua resposta não deve ultrapassar 15 linhas.