INCÊNDIO
O dimensionamento será por cálculo hidráulico, para efeito dos cálculos será considerado diâmetro nominal mínimo para tubulações de aço de 25 mm.
Passo 1:
O método de dimensionamento seguirá a norma da ABNT.
Passo 2:
Por se tratar de um edifício comercial sem produtos ou equipamentos que podem vir a aumentar o risco de fogo ou de sua propagação, o edifício será considerado como classe de risco leve.
Passo 3:
Conforme estabelecido em norma, a área máxima de cobertura para classe de ocupação de risco leve é 5000 m2 por pavimento, o que supera em muito a área do edifício comercial que terá o sistema de chuveiros automáticos calculados.
Passo 4:
A distância máxima entre ramais e entre chuveiros nos ramais deve ser determinado de acordo com o risco de ocupação, para o risco leve essa distância é de 4,6 m. Já a distância mínima é de 1,8 m e para as áreas com no máximo 75 m2 a distância entre a parede e o chuveiro pode ser de até 2,70 m, desde que seja respeitada a área máxima de cobertura permitida por chuveiro.
Passo 5:
Cada pavimento possui 7 conjuntos tendo suas áreas divididas conforme a tabela abaixo.
Passo 6:
Para o espaçamento entre os ramais será levado em consideração a área máxima de cobertura por chuveiro que será considerada de 18,6 m2 (para tetos lisos e construídos para vigas e nervuras).
Espaçamento entre os chuveiros: 3,0 m
Espaçamento entre os ramais: haverá apenas um ramal por conjuntos, respeitando a distância máxima de 2,70 m para a parede em edifícios de risco leve com área até 75 m 2.
Passo 7:
A área coberta por um chuveiro será conforme mostrado na tabela , calculado em função da posição na planta em anexo.
Passo 8:
Para determinação da área de operação, considerará uma área de forma retangular que corresponde a área hidráulica mais desfavorável. O parâmetro será obtido através do gráfico que estabelece a área de aplicação e